sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Em papel ou em linha?

Deixe o seu comentário sobre as vantagens e as desvantagens de ler em papel ou em documento eletrónico.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Janeiro: Antologia

Em 3 de Janeiro voltamos ao e-book e à Biblioteca Virtual Camões, para ler dois contos da Antologia do Conto Português Contemporâneo, organizada por Álvaro Salema.

29 de Novembro, 6, 13 e 20 de Dezembro: Beloved de Toni Morrison

A partir de 29 de Novembro voltamos a um livro de papel: Beloved (1987), de Toni Morrison. Quem quiser pode também ver o filme, com o mesmo título, de 1998.

Alguns tópicos para reflexão:

Tópico 1. O abismo da escravatura: a desumanização e como ela afeta a identidade.Exemplos de auto-alienação no livro.

Tópico 2. A comunidade. Como é que a comunidade local protege e ostracisa o número 124? Porquê? Há implicações maiores neste modo de representar a comunidade?

Tópico 3. A aparência de Beloved. O que significa? E os seus hábitos, o que significam?

Tópico 4. Presente e Passado. A revista Sacred Fire escreve o seguinte sobre o livro: Beloved é ao mesmo tempo um livro belo e fugidio: belo pela sua linguagem poderosa e cativante, e fugidio não apenas porque se apoia em visões de fantasmas e aparições, mas pela tecitura narrativa de passado e presente, do que é físico e do que é espiritual. Apesar de todos os elementos sobrenaturais, Beloved é notável por ser um poderoso tributo às lutas reais de uma geração de homens e mulheres negros que se querem reconciliar com os horrores do passado e continuar em frente. O espírito de Beloved e as memórias recorrentes das tribulações de Sethe nas plantações em que viveu e de onde fugiu são testemunho de quão forte e tangível a escravtura é nela. No final, Sethe vai ser capaz de recuperar a sua vida porque consegue encontrar dentro de si própria e na sua comunidade a força espiritual capaz de exorcisá-la dessa perseguição, desse fantasma do passado. A luta de Sethe é a luta de todos os americanos de origem ou etnia africana: a luta pela auto-redenção, pela redenção das suas famílias e das suas comunidades dos despojos do passado, ao mesmo tempo que se honram os sacrifícios feitos em nome da sobrevivência.

18 de Outubro e 8 de Novembro: Agustina

Agustina Bessa-Luis, Cortes do Norte. Pode ser lido em e-book a partir do sítio eletrónico da Biblioteca Digital Camões http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/cat-view/59-literatura.html.
Se não conseguir visualizar o documento é porque provavelmente não tem instalado no seu computador o Acrobat Reader. Pode descarregá-lo gratuitamente a partir de http://www.free2load.net/sw/pdf.html
Para 18 de Outubro: ler os 2 primeiros capítulos. Eis algumas questões para refletir:
Qual o tema do romance?
Tomando como exemplo os dois primeiros capítulos, o que se pode esperar do desenvolvimento do romance?
O que é mais/ menos apelativo na escrita da autora?
Como relacionamos a nossa experiência com o que é narrado?

Atenção: dia 25 não há sessão presencial e dia 1 de Novembro é feriado. Voltamos a discutir Agustina e A Corte do Norte dia 8 de Novembro. No dia 15 de Novembro terminamos o livro da Agustina. Não querem deixar comentários finais? Vejam as instruções que deixei num comentário a este livro. Note: Não lhe apetece comentar sobre as vantagens e desvantagens de ler um livro em suporte eletrónico?

11 de Outubro: Siddharta

Na terça-feira, 11 de Outubro, vamos debater o livro de Herman Hesse, Siddharta. Deixe aqui os seus comentários e impressões. Eis algumas questões muito gerais para ajudar a pensar o livro: O que é a vida? O que significa viver? O que se pode ensinar? Qual a 'mensagem' do livro?

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Recomeço a 4 de Outubro

Retomamos as actividades de contacto semanal a 4 de Outubro, pelas 17h no sítio do costume.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Frases e Expressões ARREBATADORAS


Há frases, expressões e por vezes até parágrafos inteiros que nos pasmam pela elasticidade de linguagem, profundidade de sentimento ou acutilância... quaisquer que sejam as suas características, gostamos de as sublinhar, transcrever ou decorar. Por que não deixá-las aqui no bloque para serem partilhadas?

Um 'bookcrossing'/Clube de Leitura para as Férias


Aproveitando a excelente de ideia 'Bookcrossing', de deixar por aí, em espaço público, os livros de que mais gostámos para que os outros os possam também ler, convido todos os participantes do Clube de Leitura a deixarem por aqui - no blogue - um rasto dos livros que andam a ler e/ou que 'emprestaram' ao Clube de Leitura para as férias.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Borges Coelho, As Duas Sombras do Rio

Para começar a ler em Maio, a partir de dia 10: Borges Coelho, As Duas Sombras do Rio.

Trata-se de um romance de carácter histórico, para o qual, se calhar, precisamos de alguns dados preliminares. Deixo-vos algumas frases de um artigo escrito por Susana Ramos Ventura ("História do cerco de Lisboa e As duas sombras do rio:dois protagonistas em busca de uma História", acessível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/viewFile/7193/5204):

1)sobre o autor: "Moçambicano de formação marcadamente europeia – que fica evidenciada por suas escolhas literárias –, escreve em português padrão conseguindo, no entanto, lidar de maneira inovadora com a particularidade da realidade moçambicana."

2) Sobre a personagem principal (ou uma das personagens principais): "A relação do pescador com a História é a da ligação que tenta estabelecer com a realidade a partir de um mundo interior em mudança – revelando desajustes psíquicos – e com o cotidiano em ebulição da década em que vive, onde os conflitos civis começam a se acirrar, indo desembocar na chegada ao norte da terrível guerra civil, que havia eclodido em 1975 e que duraria até 1992."

Nadine Gordimer, Um Capricho da Natureza

Em Abril iniciámos a leitura do romance de Nadine Gordimer, Um Capricho da Natureza, e tem sido com entusiasmo que nos embrenhámos na política africana do Apartheid e na 'estranha e caprichosa' personagem principal. Como indiciado no título do nosso blogue, andamos a 'apanhar' retalhos da vida de uma personagem que aparece e desaparece, para reemergir cada vez mais poderosa em termos políticos. Algum comentário?

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Metade de Mim

Escutem e leiam o poema como comentário a Possessão

http://www.slideshare.net/diadorim/crystal-osvaldo-montenegro-metade-344827