segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Janeiro: Antologia

Em 3 de Janeiro voltamos ao e-book e à Biblioteca Virtual Camões, para ler dois contos da Antologia do Conto Português Contemporâneo, organizada por Álvaro Salema.

29 de Novembro, 6, 13 e 20 de Dezembro: Beloved de Toni Morrison

A partir de 29 de Novembro voltamos a um livro de papel: Beloved (1987), de Toni Morrison. Quem quiser pode também ver o filme, com o mesmo título, de 1998.

Alguns tópicos para reflexão:

Tópico 1. O abismo da escravatura: a desumanização e como ela afeta a identidade.Exemplos de auto-alienação no livro.

Tópico 2. A comunidade. Como é que a comunidade local protege e ostracisa o número 124? Porquê? Há implicações maiores neste modo de representar a comunidade?

Tópico 3. A aparência de Beloved. O que significa? E os seus hábitos, o que significam?

Tópico 4. Presente e Passado. A revista Sacred Fire escreve o seguinte sobre o livro: Beloved é ao mesmo tempo um livro belo e fugidio: belo pela sua linguagem poderosa e cativante, e fugidio não apenas porque se apoia em visões de fantasmas e aparições, mas pela tecitura narrativa de passado e presente, do que é físico e do que é espiritual. Apesar de todos os elementos sobrenaturais, Beloved é notável por ser um poderoso tributo às lutas reais de uma geração de homens e mulheres negros que se querem reconciliar com os horrores do passado e continuar em frente. O espírito de Beloved e as memórias recorrentes das tribulações de Sethe nas plantações em que viveu e de onde fugiu são testemunho de quão forte e tangível a escravtura é nela. No final, Sethe vai ser capaz de recuperar a sua vida porque consegue encontrar dentro de si própria e na sua comunidade a força espiritual capaz de exorcisá-la dessa perseguição, desse fantasma do passado. A luta de Sethe é a luta de todos os americanos de origem ou etnia africana: a luta pela auto-redenção, pela redenção das suas famílias e das suas comunidades dos despojos do passado, ao mesmo tempo que se honram os sacrifícios feitos em nome da sobrevivência.

18 de Outubro e 8 de Novembro: Agustina

Agustina Bessa-Luis, Cortes do Norte. Pode ser lido em e-book a partir do sítio eletrónico da Biblioteca Digital Camões http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/cat-view/59-literatura.html.
Se não conseguir visualizar o documento é porque provavelmente não tem instalado no seu computador o Acrobat Reader. Pode descarregá-lo gratuitamente a partir de http://www.free2load.net/sw/pdf.html
Para 18 de Outubro: ler os 2 primeiros capítulos. Eis algumas questões para refletir:
Qual o tema do romance?
Tomando como exemplo os dois primeiros capítulos, o que se pode esperar do desenvolvimento do romance?
O que é mais/ menos apelativo na escrita da autora?
Como relacionamos a nossa experiência com o que é narrado?

Atenção: dia 25 não há sessão presencial e dia 1 de Novembro é feriado. Voltamos a discutir Agustina e A Corte do Norte dia 8 de Novembro. No dia 15 de Novembro terminamos o livro da Agustina. Não querem deixar comentários finais? Vejam as instruções que deixei num comentário a este livro. Note: Não lhe apetece comentar sobre as vantagens e desvantagens de ler um livro em suporte eletrónico?

11 de Outubro: Siddharta

Na terça-feira, 11 de Outubro, vamos debater o livro de Herman Hesse, Siddharta. Deixe aqui os seus comentários e impressões. Eis algumas questões muito gerais para ajudar a pensar o livro: O que é a vida? O que significa viver? O que se pode ensinar? Qual a 'mensagem' do livro?

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Recomeço a 4 de Outubro

Retomamos as actividades de contacto semanal a 4 de Outubro, pelas 17h no sítio do costume.