quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Sputnik Meu Amor, de Haruki Murakami

Sputnik Meu Amor

de Haruki Murakami 

«O narrador, um jovem professor primário, está apaixonado por Sumire, uma rebelde que conheceu na universidade. Um dia, num casamento, Sumire conhece Miu, uma mulher fascinante e misteriosa, de meia-idade, por quem se apaixona loucamente, acabando por se transformar na sua secretária. Partem para a Europa, numa busca que as empurra para uma estranha e mútua descoberta, e também para um desenlace assombrado. Ensaio sobre o desejo humano e a especulação sobre o destino, o livro de Haruki Murakami é um exuberante exemplo da arte de um dos mais importantes escritores do Japão contemporâneo.» in https://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/sputnik-meu-amor/

Um comentário sensível de uma leitora em http://devaneiosdajojo.blogspot.com/2013/08/sputnik-meu-amor-de-haruki-murakami.html

O Princípio de Karenina, de Afonso Cruz

O Princípio de Karenina, de Afonso Cruz

Uma carta de amor de um pai a uma filha que não conhece. Romance surpreendente.
 link: https://deusmelivro.com/mil-folhas/principio-de-karenina-afonso-cruz-3-1-2019/#.XfJu3ej7Tcs

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Guerra e Terebintina, de Stefan Hertsman

Guerra e Terebintina, de Stefan Hertsman
editado pela Dom Quxote, é um dos vencedores do Prémio Booker Internacional.



Entrevista com o autor em https://www.youtube.com/watch?v=s01v1erxcAY

Na primeira parte, o narrador coloca o aô numa praia em Ostende e compara-a a uma pintura de James Ensor, reproduzida em baixo:

Outros títulos vencedores do Booker Internacional: Han Kang com A Vegetariana

terça-feira, 30 de abril de 2019

Robert Menasse e A Capital

A Capital, de Robert Menasse, vem recomendado com um prémio alemão e como o primeiro romance (ou sátira) sobre a União Europeia.
O artigo de O Público tem um título sugestivo: um porco passeia pela capital e é o fim da União Europeia como a conhecemos. Leia em https://www.publico.pt/2019/02/08/culturaipsilon/noticia/europa-moral-historia-1860733

Aimee Bender e A Frágil Doçura do Bolo de Limão

Abril apanhou-nos a ler um romance estranho de Aimee Bender:  A Frágil Doçura do Bolo de Limão. Para as leitoras não amantes do realismo mágico, esta é uma leitura que de início é doce, mas depois amarga como o bolo de limão.


CRÍTICAS DE IMPRENSA do site da wook
«Um livro com uma escrita maravilhosa que nos convida a saborear as palavras uma e outra vez.»
Jodi Picoult

«Um romance único que encoraja o leitor a encontrar o seu verdadeiro dom.»
Oprah

«Profundo e surpreendente... Sentimo-nos despertos e acompanhados – e este é um dom raro e maravilhoso apenas possível com um livro verdadeiramente bom.»
The Globe and Mail

«Bender não escreve sobre pessoas vulgares. Escreve sobre criações mágicas, sobre as coisas que escapam aos contos de fadas... Em parte magia, em parte prosa pura.»
Denver Post

«Habilmente escrito... Há uma doçura neste livro que o transforma em algo fora do normal.»
St. Louis Post-Dispatch

«Extraordinariamente belo... Vai sentir-se tentado a ver o que os autores talentosos fazem quando abrem pequenos rasgos no tecido da realidade.»
The Washington Post

«Comovente, singular e maravilhoso.»
People