segunda-feira, 10 de outubro de 2011

29 de Novembro, 6, 13 e 20 de Dezembro: Beloved de Toni Morrison

A partir de 29 de Novembro voltamos a um livro de papel: Beloved (1987), de Toni Morrison. Quem quiser pode também ver o filme, com o mesmo título, de 1998.

Alguns tópicos para reflexão:

Tópico 1. O abismo da escravatura: a desumanização e como ela afeta a identidade.Exemplos de auto-alienação no livro.

Tópico 2. A comunidade. Como é que a comunidade local protege e ostracisa o número 124? Porquê? Há implicações maiores neste modo de representar a comunidade?

Tópico 3. A aparência de Beloved. O que significa? E os seus hábitos, o que significam?

Tópico 4. Presente e Passado. A revista Sacred Fire escreve o seguinte sobre o livro: Beloved é ao mesmo tempo um livro belo e fugidio: belo pela sua linguagem poderosa e cativante, e fugidio não apenas porque se apoia em visões de fantasmas e aparições, mas pela tecitura narrativa de passado e presente, do que é físico e do que é espiritual. Apesar de todos os elementos sobrenaturais, Beloved é notável por ser um poderoso tributo às lutas reais de uma geração de homens e mulheres negros que se querem reconciliar com os horrores do passado e continuar em frente. O espírito de Beloved e as memórias recorrentes das tribulações de Sethe nas plantações em que viveu e de onde fugiu são testemunho de quão forte e tangível a escravtura é nela. No final, Sethe vai ser capaz de recuperar a sua vida porque consegue encontrar dentro de si própria e na sua comunidade a força espiritual capaz de exorcisá-la dessa perseguição, desse fantasma do passado. A luta de Sethe é a luta de todos os americanos de origem ou etnia africana: a luta pela auto-redenção, pela redenção das suas famílias e das suas comunidades dos despojos do passado, ao mesmo tempo que se honram os sacrifícios feitos em nome da sobrevivência.

6 comentários:

  1. comecei hoje ainda e parece interessante o tema do livro belove.Julgava ser um escritor.Será mais um
    livro de histórias de mulheres amarguradas?
    Tambem me parece que versa um tema deste mundo e do outro.Veremos!parece que consegui entrar no novo programa.Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Já li até à página combinada. O que mais gostei foi voltar a sentir o livro e poder sublinhar. Até terça.

    ResponderEliminar
  3. Hoje (22 de Novembro) não posso, por motivos profissionais, estar presente na sessão do clube. Mas fiz o trabalho de casa e li até à página 70.Impressões? História muito bem escrita, interessante e com alguma fantasia que torna ainda mais comovente. Frases a destacar: Pág. 24 " Como dizia Babby Suggs - talvez um homem não passasse de um homem" e Pág. 68 Paul D. e Sethe "não iam de mãos dadas, mas as suas sombras sim". Muito bonito!!!!!! Até para a semana. Otilia Duarte

    ResponderEliminar
  4. Sinto-me chocada pelo procedimento daqueles que escravizam pelo sofrimento dos que o sofrem.Como não sentir ódio por quem nos escraviza tenham eles a cor de pele que tiverem.Pergunto:será a mesma entidade que deixa escravizar e que permite a liberdade?

    ResponderEliminar
  5. Pensando na aula de hoje,surgiu-me a ideia de que o tal homem sem pele não seria branco.Ela estava agachada no cemitério com todos por cima...aquele cemitério era de negros.Só se fosse o mundo dos mortos em que são de todas as raças.Porque não se refere nunca a mulheres?Este livro é bastante deprimente para a raça humana.Temos de estar mais crentes na humanidade para o espírito natalício.

    ResponderEliminar
  6. Procurando nos livros que já temos encontrei O Talentoso SR.Ripley que pelo título me parece leve.Será Dr.Margarida? É da biblioteca Sábado e penso que a maioria o deve ter.Se achar que vale a pena.Bom Natal para todos.

    ResponderEliminar