sexta-feira, 10 de abril de 2015

Propostas de leitura para maio e meses seguintes

Colleen McCullough, Agridoce
Porque não escrever sobre a vida, que tantas vezes nos surge como agridoce?
As gémeas Latimer condensam entre elas a força feminina que aos poucos se foi impondo num mundo dominado por homens. (de:http://as-leituras-da-fernanda.blogspot.pt/2015/02/opiniao-agridoce-de-colleen-mccullough.html)

Jessie Burton, O Miniaturista
Jessie Burton constrói uma história de amor e traição que evoca, entre a sensualidade e o assombro, a atmosfera da Amesterdão do século XVII, construída sob os pilares da riqueza da Companhia Holandesa das Índias Orientais mas, ao mesmo tempo, dominado por uma mentalidade puritana, racista, e castradora dos sentimentos humanos.
É, igualmente, uma homenagem às mulheres que viveram as suas vidas no silêncio e no medo e que tinham, em pequenas casas e figuras de madeira, o seu único e solitário mundo. Um mundo onde os homens eram os únicos criadores e o sexo, normalmente, era apenas dor. A mensagem de esperança, contudo, habita estas páginas: «Somos a esperança de uma tapeçaria; ninguém a tecerá a não sermos nós próprios.»
(http://deusmelivro.com/critica/o-miniaturista-jessie-burton-26-3-2015/)
V.S. Naipaul, O Enigma da Chegada
ntre as várzeas e os morros do condado de Wiltshire, vive um escritor famoso, de origem indiana, nascido numa ilha do Caribe. Há vinte anos ele mora na Inglaterra, mas continua a se sentir um forasteiro. Seu amigo Jack morreu, o solar da herdade está em ruínas, as flores já não brotam, o mato invade tudo, os pássaros se vão e chegam as gralhas. Elas são um prenúncio de morte. Encerra-se um ciclo na vida dos homens.
Neste romance, V. S. Naipaul, considerado um dos maiores autores vivos de expressão inglesa, sai à procura da escrita como antídoto da decadência, esse destino inexorável dos homens e dos povos que perdem o controle sobre seus próprios destinos. (http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=10440)
Leo Tolstoi, Ana Karenina
Um clássico romance russo sobre o amor e a infidelidade.

4 comentários:

  1. http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/a-morte-da-paisagem-1692555 Encontrei este link quando procurava informação sobre o quadro de Giorgio de Chirico que dá o nome ao livrode Naipaul que estamos a ler : "" O Enigmada Cheaga". Vale a pena ler...

    ResponderEliminar
  2. http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/a-morte-da-paisagem-1692555 Encontrei este link quando procurava informação sobre o quadro de Giorgio de Chirico que dá o nome ao livrode Naipaul que estamos a ler : "" O Enigmada Cheaga". Vale a pena ler...

    ResponderEliminar
  3. Ao abrir o nosso Blog pensei que seria engraçado pedir a colaboração de todas para dar mais visibilidade aquilo que semanalmente disfrutamos nos nossos encontros do Clube de Leitura. O nosso Blog agradecia. Assim proponho-vos que escrevam algo que vos tenha ficado de cada um dos livros que lemos este ano. Pode ser uma frase vossa, ou do livro, mas que vos tenha tocado. Se concordarem , logo à tarde, falamos com a Margarida. Seria uma atividade para férias que nos manteria em contato. Pensem nisto. Até logo.

    ResponderEliminar
  4. Futuramente esta atividade seria dividida pelos três períodos de férias: Natal, Páscoa e Verão.

    ResponderEliminar