segunda-feira, 8 de junho de 2020

Corpos Celestes de Jokha Alharthi

Corpos Celestes

de Jokha Alharthi 


Vencedor Man Booker International Prize 2019
Fascinante. Mostra-nos uma cultura muito pouco conhecida no Ocidente.” [The Guardian]
‘Somos capazes de nos conhecer melhor em lugares estranhos e novos’.”
Corpos Celestes narra a vida de três irmãs na aldeia de al-Awafi, em Omã.
Mayya, que casa com Abdallah após um desgosto amoroso; Asma, casada por obrigação; e Khawla, que rejeita todas as propostas enquanto espera pelo seu amado, que emigrou para o Canadá.
Estas três mulheres e as suas famílias testemunham o desenvolvimento de Omã, de uma sociedade tradicional e esclavagista, passando pela era pós-colonial, até aos dias de hoje, marcados por um presente complexo.
Elegantemente estruturado e sempre tenso, Corpos Celestes é um romance que vê o seu potencial desenrolar-se na narrativa do desenvolvimento de Omã através dos amores e perdas de uma família.
SOBRE A AUTORA:
Jokha Alharthi nasceu em Omã, em julho de 1978. Estudou em Omã e no Reino Unido. É autora de três romances, várias antologias de contos e dois livros para crianças.Fez o doutoramento em Poesia Árabe Clássica, em Edimburgo, e é professora na Sultan Qaboos University, em Mascate.O seu romance Narinjah (2016) venceu o Sultan Qaboos Award for Culture, Arts and Literature. A sua obra tem sido publicada em inglês, alemão, italiano, coreano e sérvio.Antes de vencer o International Booker Prize de 2019, Corpos Celestes foi escolhido para a shortlist do Sheikh Zayed Book Award for Young Authors.(https://relogiodagua.pt/produto/corpos-celestes/)
Leia também este artigo do Observador "Romance vencedor do Booker Prize International publicado este mês" em https://observador.pt/2020/01/07/romance-vencedor-do-booker-prize-international-publicado-este-mes/
"The First Arabic Novel to Win the International Booker Prize" em: https://www.nytimes.com/2019/10/21/books/review/celestial-bodies-jokha-alharthi.html

Sem comentários:

Enviar um comentário