terça-feira, 13 de julho de 2021

Uma breve história do nosso clube de leitura

As origens

 O nosso clube de leitura iniciou-se como um clube de leitura READCOM em 2005. Durante três anos, de 2005 a 2008, foi um projeto europeu financiado pela UE, o quepermitiu adquirir livros para cada um dos membros do clube sobre o autor/obra a ler.

READCOM - Reading Clubs for Adult Learning Communities visava a partilha de experiências entre os leitores dos diversos clubes criados para o efeito na Polónia, Turquia, Bélgica, Áustria e Portugal. Ao mesmo tempo, todos os parceiros do projeto trabalhavam em conjunto para encontrar e partilhar dinâmicas pedagógicas de sustentabilidade dos diversos clubes de leitura, formando mentores capazes de congregar públicos leitores, escolher livros e dinamizar sessões de leitura e de escrita ou de comentário sobre leituras.


O principal objetivo do projeto READCOM era encontrar modos de tornar os adultos intelectual e socialmente mais ativos,promover a educação intercultural entre ele e comparar culturas por meio da leitura, para além de desenhar formações para bibliotecários e professores. 

Houve muitas abordagens diferentes aos clubes de leitura: na Áustria, por exemplo, os clubes apoiaram comunidades imigrantes da antiga Jugoslávia, da Turquia e da Polónia a ler e reconhecer as suas identidades migrantes na sociedade austríaca. Em Castelo Branco estabeleceu-se uma parceria com a Universidade Sénior para apoiar leitores emergentes; em Portalegre, o clube associou-se a uma associação que apoiava os sem-abrigo. Na Polónia, a biblioteca de Varsóvia usou os cludes de leitura para ensinar informática, inglês e escrita criativa.

Foi difícil encontrar uma obra/autor traduzido nas diversas línguas dos membros dos clubes de leitura READCOM, para que todos a pudessem debater em conjunto durante os encontros internacionais, mas conseguiu-se.  Deu-se a feliz casualidade de o autor turco Orhan Pamuk ter sido galardoado com o prémio Nóbel em 2006 e de as suas obras se tornarem disponíveis em diversas línguas. Este foi o autor mais partilhado entre os clubes. Em Castelo Branco o clube leu A Cidadela Branca (1985) e Os Jardins da Memória (1990).

READCOM produziu um manual de formação para mentores de clubes de leitura e vários momentos de encontro dos clubes de leitura europeus na Áustria (Viena), na Turquia (Ankara), na Bélgica (Leuven) e em Portugal (Castelo Branco e Portalegre). Na Polónia realizou-se uma conferência final, internacional, em Varsóvia, com 230 participantes.

 

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Bookcrossing Para as Férias de Verão

 Bookcrossing Para as Férias de Verão 2021

Vamos disponibilizar e rodar livros entre os membros do clube de leitura usando o Whatsapp.

Em outubro já teremos uma lista de recomendações...daqueles livros que queremos absolutamente partilhar e debater em conjunto.

Como fazer?

1. Escolha um livro da lista em baixo. (ou outro que queira partilhar)

2. No 'Clube de Leitura' do Whatsapp combine onde encontrar-se para o receber.

3. Quando tiver terminado de ler o livro, anuncie-o no Whatsapp, para que outra leitora o possa ler.

4. Combine encontrar-se com a próxima leitora.

Esta lista pode ser acrescentada pelos vossos contributos.












Bernardine Evaristo, Rapariga, Mulher, Outra

 Bernardine Evaristo, Rapariga, Mulher, Outra


Um livro extraordinário sobre 12 mulheres contemporâneas.

Daniel Mason, O Afinador de Pianos

 Daniel Mason, O Afinador de Pianos


Um romance lento e maravilhoso sobre a Birmânia do século XIX. 

Sarah Lark, No País da Nuvem Branca

 Sarah Lark, No País da Nuvem Branca


Com este livro damos um salto à Nova Zelândia, regressamos a meados do século XIX e relembramos o livro de Eleanor Catton, As Luminárias. Será uma leitura fácil, sem sobressaltos.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

A Vida Mentirosa dos Adultos, de Elena Ferrante

 A Vida Mentirosa dos Adultos, de Elena Ferrante

Começamos as leituras de 2021 com um romance da autora da tetralogia A Amiga Genial, de que gostámos tanto. 


Em pré-publicação (2 primeiros capítulos) no DN: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/29-ago-2020/adultos-pouco-geniais-o-regresso-de-elena-ferrante-12561395.html 

«Dois anos antes de sair de casa, o meu pai disse à minha mãe que eu era muito feia» é a frase inicial deste romance.
A revelação é feita por Giovanna, que ao olhar paterno se transformara de criança encantadora em adolescente imprevisível, que parecia tornar-se cada dia mais parecida com a desprezada tia Vittoria.
A frase ouvida sem que os pais o soubessem vai levar Giovanna a procurar conhecer a tia, cujas fotografias foram apagadas dos álbuns de família e é evitada em todas as conversas.
Para saber se estará realmente a tornar-se semelhante à tia, vai visitar a zona empobrecida de Nápoles, a conhecer uma versão diferente dos seus pais, provocando sem o saber a desagregação da sua família intelectual, compreensiva e perfeita na aparência.
Confirmando a sua mestria narrativa e o profundo conhecimento do que se passa na cabeça das adolescentes, Ferrante constrói um enredo surpreendente, ligando uma história de iniciação aos episódios de uma pulseira que passa de mão em mão.
Giovanna move-se entre duas famílias e duas zonas da cidade em busca dela própria, na passagem da adolescência para a idade adulta.

«Ferrante mostra outra vez ser imbatível em colocar-se na cabeça de uma adolescente, mostrando-nos como tudo aquilo que parece irracional a um olhar alheio — estados de espírito, silêncios, ciúmes, medos, lágrimas e ressentimentos — é absolutamente lógico e razoável.» [The Times]

«As suas personagens femininas são verdadeiras obras de arte.» [El País]

«Chorei ao ler os seus livros.» [Jonathan Franzen]

«Na minha mesa de cabeceira, estão os diários de Virginia Woolf, os contos de Tchékhov e os romances de Elena Ferrante.» [Leïla Slimani]

Brevemente uma série NETFLIX.

de: https://relogiodagua.pt/produto/a-vida-mentirosa-dos-adultos/


A recensão do New York Times em https://www.nytimes.com/2020/09/01/books/review/elena-ferrante-the-lying-life-of-adults.html