terça-feira, 13 de julho de 2021

Uma breve história do nosso clube de leitura

As origens

 O nosso clube de leitura iniciou-se como um clube de leitura READCOM em 2005. Durante três anos, de 2005 a 2008, foi um projeto europeu financiado pela UE, o quepermitiu adquirir livros para cada um dos membros do clube sobre o autor/obra a ler.

READCOM - Reading Clubs for Adult Learning Communities visava a partilha de experiências entre os leitores dos diversos clubes criados para o efeito na Polónia, Turquia, Bélgica, Áustria e Portugal. Ao mesmo tempo, todos os parceiros do projeto trabalhavam em conjunto para encontrar e partilhar dinâmicas pedagógicas de sustentabilidade dos diversos clubes de leitura, formando mentores capazes de congregar públicos leitores, escolher livros e dinamizar sessões de leitura e de escrita ou de comentário sobre leituras.


O principal objetivo do projeto READCOM era encontrar modos de tornar os adultos intelectual e socialmente mais ativos,promover a educação intercultural entre ele e comparar culturas por meio da leitura, para além de desenhar formações para bibliotecários e professores. 

Houve muitas abordagens diferentes aos clubes de leitura: na Áustria, por exemplo, os clubes apoiaram comunidades imigrantes da antiga Jugoslávia, da Turquia e da Polónia a ler e reconhecer as suas identidades migrantes na sociedade austríaca. Em Castelo Branco estabeleceu-se uma parceria com a Universidade Sénior para apoiar leitores emergentes; em Portalegre, o clube associou-se a uma associação que apoiava os sem-abrigo. Na Polónia, a biblioteca de Varsóvia usou os cludes de leitura para ensinar informática, inglês e escrita criativa.

Foi difícil encontrar uma obra/autor traduzido nas diversas línguas dos membros dos clubes de leitura READCOM, para que todos a pudessem debater em conjunto durante os encontros internacionais, mas conseguiu-se.  Deu-se a feliz casualidade de o autor turco Orhan Pamuk ter sido galardoado com o prémio Nóbel em 2006 e de as suas obras se tornarem disponíveis em diversas línguas. Este foi o autor mais partilhado entre os clubes. Em Castelo Branco o clube leu A Cidadela Branca (1985) e Os Jardins da Memória (1990).

READCOM produziu um manual de formação para mentores de clubes de leitura e vários momentos de encontro dos clubes de leitura europeus na Áustria (Viena), na Turquia (Ankara), na Bélgica (Leuven) e em Portugal (Castelo Branco e Portalegre). Na Polónia realizou-se uma conferência final, internacional, em Varsóvia, com 230 participantes.

 

1 comentário:

  1. Gostaria de obter informações sobre as próximas leituras/atividades destes retalhos de leitura.
    antoniojosepaulino@pramelhor.com

    ResponderEliminar