terça-feira, 18 de março de 2025

A Senhora Tan e A Aliança de Mulheres, de Lisa See

 A Senhora Tan e A Aliança de Mulheres 

de Lisa See






Algumas questões de base:
1. A abertura deste romance começa com um prefácio que inclui a frase: "A minha prima sobressaiu no tratamento das mulheres porque partilhou as perdas e as alegrias do que significa ser mulher nesta terra." O que é ser "mulher nesta terra"?

2. De que forma a morte da Venerável Senhota molda Yunxian? Que lições da Venerável Senhora Yunxian leva consigo? Quando a Venerável Senhora está perto do fim, ela murmura: "Viver é sofrer." Como interpreta essa frase?

3.  O avô Tan e a Avó Ru têm ideias muito diferentes sobre o parto. Com quem concorda e porquê? Embora tenham passado 500 anos desde a época em que o romance se passa, acha que estas ideias contraditórias ainda persistem nos dias de hoje — não apenas em relação ao parto, mas também aos cuidados médicos para as mulheres em geral?

4.Yunxian e Melining  não deveriam sequer ter contacto uma com a outra, muito menos ter uma relação formalizada e sancionada pela Avó Ru e pela Parteira Shi. De que forma Yunxian e Meiling beneficiam desta relação? Há desvantagens para ambas? O que é a amizade entre elas?

5. Lisa See utiliza frequentemente aforismos para ajudar a iluminar uma personagem ou um ponto da trama. Um dos mais significativos neste romance é Sem lama, não há lótus. Os pés são comparados com lótus. O que interpreta sobre estes e outros aforismos?

Sem comentários:

Enviar um comentário