quarta-feira, 7 de julho de 2010

Livros Para Férias


Sugeri a leitura de Possessão da inglesa A. S. Byatt. Um romance longo, com duas narrativas paralelas sobre o amor e muitos momentos de surpresa; com uma escrita impecável e muita informação sobre o século XIX e a poesia...
Deixem aqui as vossas sugestões dos livros que vão lendo durante as Férias !!!!

13 comentários:

  1. Livro"A Herança de Eszter"de Sándor Márai.

    Mais um livro de Sándor Márai que me deixou fascinada.Já tinha lido "As velas ardem até ao fim" que gostei imenso e este veio confirmar a minha admiração pelo autor.É um livro que só é pequeno no tamanho.Tem uma escrita simples e directa que nos leva a entrar na interioridade das personagens.O livro é sobre um amor mal resolvido e uma separação de mais de vinte anos.O autor fala-nos das emoções, das dúvidas, das fraquezas vividas pelas personagens, de uma forma que nos envolve por completo nos acontecimentos descritos.
    Não deixem de ler este livro, que é da biblioteca sábado,saiu este ano.Depois digam-me se eu não tenho razão ao recomendar-vos a sua leitura.
    Boas Férias, com bons livros.
    Gérty

    ResponderEliminar
  2. Livro "Rapariga com brinco de pérola" de Tracy Chevalier

    Um dos quadros mais famosos e enigmáticos do pintor holandês Vermeer inspirou a autora a escrever este romance histórico.
    A história é contada, em primeira pessoa,pela rapariga que serviu de modelo ao pintor.
    É uma história simples que se lê com agrado.

    ResponderEliminar
  3. Livro "Money" de Martin Amis

    Comecei a ler o livro e com bastante esforço cheguei à página 50. Aí desisti. Se alguma de vocês já o leu e gostou, dê umas dicas que me entusiasmem a continuar a leitura. Não me lembro de ter deixado um livro a meio e aborreceu-me fazê-lo.

    ResponderEliminar
  4. Livro "Danúbio" de Cláudio Magris

    É um livro denso que li devagar para conseguir assimilar toda a informção que ele nos transmite.Interrompi-o várias vezes para recolher dados que me ajudassem a acompanhar os vários temas que o livro aborda.
    O autor conta-nos a viagem que fez da nascente à foz do Danúbio e descreve-nos pormenorizadamente cada um dos lugares que visita, revelando-se um guia com uma cultura invejável.
    Para o autor o rio é o eixo central e unificador de toda a civilização da Europa do centro. Dá-nos uma perspectiva bastante abrangente de toda esta problemática,o que me ajudou a compreender a complexidade que envolve toda essa região.
    Gostei imenso e valeu a pena o trabalho porque aprendi muito.

    ResponderEliminar
  5. Livro " a Malinche" de Laura Esquível

    Malinche é uma versão romanceada da vida de Malinalli .É um livro pequeno mas deveras interessante para quem gosta de história e se interessa pelo papel tão pouco conhecido que as mulheres têm desempenhado.Este livro dá-nos mais uma perspectiva de quem foi realmente a verdadeira Malinalli.Gostei muito e sensibilizou-me bastante a forma como a autora descreve o sentir das várias personagens.
    Agora fico à espera de saber o que têm lido as minhas «colegas» do clube. Vou começar a ler o livro "Possessão" como a professora Margarida nos sugeriu mas desse vou guardar os meus comentários para quando estivermos juntas.
    Um abraço da
    Gertrudes Maria

    ResponderEliminar
  6. amigas
    Já escrevi grandes relatos e quando vou enviar vai tudo embora .Vou tentar isto para vos desejar boas férias ,mas agora já não tenho paciencia.Já li sete livros nada mau!!!Se não estivesse tanto calor não lia nem metade.Saudades e beijos da Lídia

    ResponderEliminar
  7. Lídia,qual dos sete livros nos aconselha a ler?

    ResponderEliminar
  8. Viva, viva!
    O Grupo de Leitura de Portalegre já leu "A Herança de Eszter", de Sándor Márai, e "Rapariga com brinco de pérola", de Tracy Chevalier, e posso adiantar que são obras extraordinárias, que motivam o diálogo e partilha de pareceres; eu já li " a Malinche", de Laura Esquível, que é livro com fortes incidências étnicas e esotéricas, escrito no feminino e sob influência directa da feminilidade lunar; mas a minha preferência, de entre todos, vai sem dúvida para "Danúbio", de Cláudio Magris, porquanto é uma viagem pelas margens do rio mais literário da Europa... E está muito bem escanhoado, tendo sido por isso mesmo, laureado com o Prémio Príncipe das Astúrias. Todavia, é grandote, importa não esquecer!

    ResponderEliminar
  9. Fico feliz por finalmente ter comentários novos. Continuo com a leitura do livro "Possessão", como já anteriormente referi.Estou a gostar imenso e está a superar as minhas expectativas.Faço tensão de o ler segunda vez para o poder saborear melhor.É um livro a não perder.

    ResponderEliminar
  10. Enquanto leio "Possessão", recordo a nossa visita à Casa-museu José Régio e, como "prémio" para a Gertrudes Maria, que tem sido incansável nestas férias, com os seus comentários, deixo aqui o poema "Nossa Senhora". Foi-nos lido depois de termos visto, ao cimo das escadas, uma imagem da Virgem que serviu de inspiração ao poeta:

    Nossa Senhora

    Tenho ao cimo da escada, de maneira
    Que logo, entrando, os olhos me dão nela,
    Uma Nossa Senhora de madeira,
    Arrancada a um Calvário de Capela.

    Põe as mãos com fervor e angústia.
    O manto cobre-lhe a testa, os ombros, cai composto;
    E uma expressão de febre e espanto
    Quase lhe afeia o fino rosto.

    Mãe de Deus, seus olhos enevoados
    Olham, chorosos, fixos, muito além ...
    E eu, ao passar, detenho os passos apressados,
    Peço-lhe – “A Sua bênção, Mãe !”

    Sim, fazemo-nos boa companhia
    E não me assusta a Sua dor: quase me apraz
    O Filho dessa Mãe nunca mais morre. Aleluia !
    Só isto bastaria a me dar paz.

    - “Porque choras, Mulher ?” – docemente a repreendo.
    Mas à minh’alma, então, chega de longe a sua voz
    Que eu bem entendo: -“Não é por Ele” ...
    “Eu sei ! Teus filhos somos nós”.

    JOSÉ RÉGIO

    ResponderEliminar
  11. Encontrei num baú velho de uma casa ainda mais antiga, um livro amarelecido pelo tempo, grosso, com papel áspero e amarelado. Na segunda página, parei na inscrição manuscrita 'Lembrança de 29 de Outubro de 1956' e... pus-me a ler. Chama-se 'Os Incuráveis' e é de Agustina Bessa Luis. Na sua escrita densa, elegante e de uma profundidade psicológica chocante, vou tomando contacto com as insatisfações de uma família meio portuguesa meio espanhola, as suas vidas meio vividas, empedernidas e deixo-me levar. Gosto particularmente como Agustina esgravata por detrás das aparências de uma família extensa e expõe os vícios, as manias e as obsessões. Também gostei quando a meio do livro saltamos para a geração seguinte e nos encontramos no meio de crianças e jovens e das suas motivações intrínsecas, medos e perfidias sob a capa da inocência.

    ResponderEliminar
  12. Amélia
    Obrigada pelo poema e acima de tudo pelo seu gesto de mo enviar.É um poema lindo.
    Oxalá que além de nós as duas haja mais que tenham lido "Possessão". Está a gostar? Eu gostei imenso e estou a lê-lo pela segunda vez.Vamos ter muito que trocar ideias sobre ele.

    ResponderEliminar
  13. Continuo com afinco a leitura da Possessão.Já vou muito melhor e tenho feito por encontrar alguns detalhes das diversas personagens.Ash é muito romantico,mas ela mais forte.Maud e Roland embora diferentes teem em comum o desejo duma vida simples e com o seu espaço.Talvez não romantico mas sólido.Vamos ver o conto que se segue que segundo li,mais parece escrito por Ash.Será?

    ResponderEliminar