domingo, 5 de outubro de 2014

Margaret MacMillan A Guerra que Acabou com a Paz

Sinopse
Quem foram os culpados pela Grande Guerra? Haverá algum culpado pelo facto de, ao fim de um século de progresso extraordinário, a Europa ter enveredado por um conflito catastrófico que dizimou milhões de pessoas, destruiu as economias, desintegrou impérios e sociedades e alterou para sempre o equilíbrio de poderes no mundo? Para perceber o porquê dos europeus terem virado as costas à paz, temos de compreender o seu mundo, dos seus preconceitos às suas instituições. Começando pelo final do século XIX e terminando com o assassínio do arquiduque Francisco Fernando, a prestigiada historiadora Margaret MacMillan reconstitui as vastas transformações políticas e tecnológicas que a Europa sofreu nos anos anteriores à Grande Guerra e descreve acuradamente as ideias e emoções que atravessaram fronteiras, e as decisões que fizeram oscilar as nações entre a paz e a guerra.
Críticas de imprensa
«Um dos melhores livros publicados a propósito do centenário da Grande Guerra. A autora, professora em Oxford e bisneta de Lloyd George, primeiro-ministro britânico entre 1916 e 1922, navega destemidamente nas correntes e contracorrentes das décadas que antecederam a guerra... A Primeira Guerra Mundial teve uma multiplicidade de causas. A autora explica-as com a atenção ao pormenor e a observação penetrante que a caracterizam.»
The Economist

«Eis a história de como líderes inteligentes e bem intencionados conduziram as suas nações à catástrofe. Uma das mais talentosas historiadoras dos nossos dias alerta para os perigos decorrentes de não se anteciparem as consequências das próprias ações. [...] Um dos melhores livros que já li sobre as causas da Primeira Guerra Mundial.»
Madeleine Albright, ex-secretária de Estado dos EUA

«Os retratos dos homens que conduziram a Europa à guerra são soberbos [...] a autora não responde à pergunta “como é que aconteceu tudo?”, mas constrói uma narrativa em que o temperamento dos indivíduos faz a diferença. Talvez seja esse o ensinamento a retirar pelos líderes atuais.»
The New York Times Book Review

«Profundamente cativante e comovente, esta notável investigação ficará para a história como a crónica mais perfeita dos últimos anos da velha Europa.»
Amanda Foreman

«Margaret MacMillan analisa friamente as fraquezas dos homens cujas decisões erradas conduziram a uma conflagração que poucos desejavam ou acreditavam pudesse acontecer. O seu poderoso relato de como o impensável se tornou realidade revela que a Primeira Guerra Mundial poderia ter sido evitada se apenas uma ou duas das figuras de topo tivessem tido a coragem suficiente de resistir ao incessante apelo dos tambores da guerra. Uma leitura indispensável para o nosso tempo.» 
Lynne Olson

«Margaret MacMillan tem um dom extraordinário – é uma académica que escreve bem, dispondo de uma maravilhosa clareza de raciocínio. Uma obra que se evidencia no meio da torrente de livros que assinala o centenário da Grande Guerra.»
The Times

Sem comentários:

Enviar um comentário